A&D Wines recebe certificação biológica da sua vinha na Quinta dos Espinhosos

10 JULHO 2018
A Quinta dos Espinhosos é a primeira propriedade da A&D Wines, produtor familiar de vinhos verdes, com 45 hectares de vinha na região de Baião, a ser certificada para produção biológica.

O objetivo é que a certificação se estenda aos restantes 38 hectares de vinha distribuídos pelas propriedades Casa do Arrabalde e Quinta de Santa Teresa. “A certificação para produção de uvas biológicas dos sete hectares de vinha da Quinta dos Espinhosos é a primeira conquista da A&D Wines no percurso que tem vindo fazer de produção de uva de qualidade superior, preservando o ecossistema. A prática de agricultura biológica permite que os solos se regenerem e se enriqueçam naturalmente e que a biodiversidade perdida seja recuperada. A total ausência de produtos de síntese e herbicidas dão aos consumidores dos nossos vinhos a garantia de consumo de um produto de qualidade, que não agride a sua saúde. Do ponto de vista empresarial, pretendemos atingir um equilíbrio de sustentabilidade transversal que sirva bem todos os intervenientes, desde a produção ao consumo final, e a agricultura biológica é uma componente fundamental para atingir esse objetivo. Acreditamos que esta é a primeira etapa de um futuro mais sustentável e saudável, tendo já os restantes 38 hectares de vinha em processo de certificação”, afirma Alexandre Gomes, proprietário da A&D Wines.

A vinha da Quinta dos Espinhosos usufrui de um microclima com uma boa exposição solar e grandes amplitudes térmicas, que contribui para o carácter dos vinhos produzidos. É composta por parcelas das castas Avesso, Chardonnay e Sauvignon Blanc, organizadas em socalcos estreitos que acompanham as curvas de nível do terreno.

Atualmente, são três os vinhos do portfólio da A&D Wines - Espinhosos, Monólogo Chardonnay P706 e Monólogo Sauvignon Blanc P704 – produzidos exclusivamente com uvas provenientes da Quinta dos Espinhosos.