Diageo colabora em nova etiqueta inteligente que evita falsificações de bebidas

Diageo

2 MARÇO 2015
A Diageo e a Thinfilm Electronics apresentaram uma nova etiqueta inteligente que permite evitar as falsificações de bebidas alcoólicas.

Este novo formato de etiqueta integra a tecnologia OpenSense, onde vários sensores impressos na mesma podem enviar informações para o smartphone do consumidor, mediante uma aplicação própria, nomeadamente sobre se a garrafa foi previamente aberta e reenchida. Além disso, numa ótica de melhoria da experiência do cliente, disponibiliza receitas de cocktails, conselhos sobre harmonizações, ofertas promocionais e mensagens de marketing, entre outras informações.

Em exposição no stand da Thinfilm Electronics no Mobile World Congress 2015, que decorre em Barcelona até dia 5 de março, a etiqueta difere do código QR porque é mais fácil de ler, em teoria impossível de copiar, uma vez que cada uma é única e codificada na origem, e é compatível com a integração de sensores. Segundo a Diageo, a informação pode ser lida com o smartphone mesmo em movimento. Além disso, esta nova etiqueta permite, ainda, fazer um seguimento do percurso da garrafa através da cadeia de abastecimento até chegar ao ponto de venda.

A Diageo acredita que se deve apostar neste tipo de etiquetas tecnológicas de baixo custo, que podem ser utilizadas em qualquer garrafa, independentemente da bebida que contenha. O protótipo desta etiqueta, que está a aguardar o registo de patente, foi utilizado numa garrafa de whisky Johnnie Walker Blue Label, uma homenagem ao whisky original Old Highland de 1867, cujo preço de venda ronda os 200 euros.