DIA estuda entrada no Reino Unido através de modelo de parceria

DIA

4 MARÇO 2015
O Grupo DIA estará a estudar a entrada no mercado britânico através de um modelo de parceria similar ao que envolve o operador de discount Netto e a cadeia de retalho local Sainsbury’s.

Numa entrevista à The Grocer, Amando Sánchez-Falcón, diretor executivo corporativo do DIA, confirma que “existem oportunidades no mercado de discount do Reino Unido”. O gestor acrescenta, ainda, que se houver algum operador interessado em desenvolver uma proposta de discount, o DIA está disposto a analisá-la, descartando, assim, uma abordagem mais ativa a este mercado.

A The Grocer sublinha que a opção do grupo de retalho espanhol será seguramente ligada a um operador já estabelecido naquele mercado, que proporcione massa crítica e aporte o conhecimento do mercado e do consumidor britânicos.

Recorde-se que, muito recentemente, a Sainsbury’s estabeleceu uma parceria com a Netto neste âmbito e que marca o regresso desta a um mercado onde operou durante 14 anos e que abandonou em 2010, com a venda das 193 lojas à Asda. As duas empresas preveem abrir 15 lojas com este formato antes de 2016, tendo concretizado a primeira inauguração ainda em 2014. As novas lojas Netto irão oferecer um sortido limitado de marcas de fabricante, com a maioria das referências a ser de marca própria e geridas pela Netto Danks Supermarked.

A parceria materializou-se após dois trimestres consecutivos de quedas das vendas homólogas da Sainsbury’s, face à concorrência de operadores de discount como a Aldi e o Lidl, que estão a ganhar quota de mercado. Este canal de discount vende, atualmente, cerca de 12.500 milhões de euros no mercado britânico, prevendo-se a duplicação deste valor no período de cinco anos. Segundo dados da Nielsen, Aldi e Lidl são já responsáveis por mais de 10% das vendas alimentares no Reino Unido.