Samsung comercializa a primeira televisão com tecnologia 8K em território nacional

9 NOVEMBRO 2018
A Samsung estreou-se no segmento 8K com a sua televisão Samsung QLED 8K Q900, com 8K AI Upscaling, apresentada em primeira mão em agosto, na IFA, e que chega agora ao mercado nacional.

Estamos muito entusiasmados por apresentar as nossas inovações 8K aos consumidores portugueses, uma vez que acreditamos que a nossa QLED 8K TV com 8K AI Upscaling é uma inovação fundamental para aquele que será o futuro dos ecrãs”, explica Paulo Romeiro, diretor de Marketing e Operações da área de Eletrónica de Consumo da Samsung Portugal. “Com este lançamento, queremos reforçar o nosso compromisso de continuar a trabalhar para oferecer aos consumidores o melhor do mercado no que toca à qualidade de imagem, agora potenciada com tecnologia de inteligência artificial.”

Tal como aconteceu nos inícios da tecnologia 4K, conteúdos de imagem em 8K ainda são raros. Assim, para garantir uma qualidade de imagem realmente em 8K, a televisão Samsung Q900R integra uma série de tecnologias. A começar pela Real 8K Resolution, que permite à televisão produzir quatro vezes mais píxeis que uma TV 4K UHD e 16 vezes mais píxeis que as televisões Full HD, o que corresponde a cerca de 33 milhões de píxeis.

Além disso, o Q HDR 8K, tecnologia suportada por HDR10+, garante uma expressão de cor essencial para imagens ainda mais realistas e permite produzir um pico de brilho de 4.000 nits, o padrão seguido pela maioria dos estúdios cinematográficos.

O 8K AI Upscaling é  uma tecnologia proprietária desenvolvida com inteligência artificial, desenhada para melhorar a qualidade de imagem e de som, seja qual for a qualidade ou o formato da fonte original, independentemente do utilizador estar a ver o conteúdo através de um serviço de streaming, de uma set-top box, HDMI, USB ou mesmo de mobile mirroring.

Estes televisores possuem, ainda, o Quantum Processor 8K, que tem a capacidade de reconhecer e de melhorar o conteúdo para que este seja reproduzido com qualidade 8K, além das capacidades de "machine learning" que asseguram a reprodução de cor e de som em 8K, e a funcionalidade Direct Full Array Elite, para melhorar o contraste e garantir um controlo de retroiluminação  mais preciso.

Por fim, a televisão também suporta 100% de volume de cor, permitindo que os utilizadores visualizem milhares de milhões de tonalidades de cor, para que consigam usufruir da mais pura precisão de cor Samsung até à data.

O modelo com 65 polegadas está à venda com um PVP recomendado de 4.999,99 euros e o modelo de 85 polegadas com um PVP de 14.999,99 euros.