Tesco regista o melhor crescimento dos últimos 18 meses

Tesco

16 MARÇO 2015
As vendas da Tesco tiveram o melhor crescimento dos últimos 18 meses, segundo os dados Kantar Worldpanel para o período de 12 semanas concluído a 1 de março.

Não obstante o sector do retalho britânico ter sido globalmente afetado pela deflação, que atingiu um novo máximo negativo de 1,6%, as vendas da Tesco cresceram 1,1%, o que permitiu aumentar a sua quota de mercado para 28,7%. Em contrapartida, a Asda viu as suas vendas retrocederem 2,1%, fazendo descer a sua quota para 17%.

Ainda de acordo com os dados da Kantar, tanto a Morrisons como a Sainsbury’s contraíram 0,4% e 0,5%, o que levou as suas quotas caírem para 11% e 16,8%, respetivamente. Segundo Fraser McKevitt, consultor da Kantar, todos os grandes supermercados estão a cortar nos preços, como estratégia para conquistar consumidores, especialmente nos produtos de dia-a-dia, como os ovos, os vegetais e o leite.

Os operadores de discount, por seu turno, continuam a sua escalada no mercado britânico, com Aldi e Lidl a reportarem aumentos de vendas no período analisado. As vendas do Aldi cresceram 19,3%, o que motivou um novo recorde em termos de quota de mercado, agora situada nos 5%. Já o Lidl cresceu 13,6% e aumentou a sua quota para 3,5%.