Água Serra da Estrela e IKEA reforçam projeto de reflorestação

25 MARÇO 2015
A Água Serra da Estrela e a IKEA iniciam uma nova fase da parceria que visa a plantação de 35 mil novas árvores em Portugal, contribuindo assim para a reflorestação na zona da Serra da Estrela e das áreas florestais mais atingidas pelos incêndios do último verão.

No âmbito da parceria e para assinalar o Dia Mundial da Árvore, celebrado no dia 21 de março, os colaboradores e familiares da Sumol+Compal e IKEA fizeram uma plantação de árvores no Parque Natural Sintra – Cascais. As árvores foram escolhidas pelos técnicos do parque e instaladas nas margens da linha de água do Monge – Perímetro Florestal da Serra de Sintra, com o objetivo de recuperar o bosque ripícola característico daquela área. Este ano a propostafoi recuperar uma área muito atingida pelos temporais de 2013 e 2014, plantando espécies autóctones ripícolas.

A parceria entre Água da Serra da Estrela, o IKEA e o ICNF tem angariado muitas árvores, que o ICNF tem vindo a instalar em áreas sujeitas ao regime florestal, com maior destaque no Parque Natural da Serra da Estrela e na Reserva Natural da Serra da Malcata.

A iniciativa, integrada na estratégia de sustentabilidade e cidadania responsável de ambas as empresas, vai continuar ao longo deste ano. As espécies selecionadas serão escolhidas de acordo com as características das regiões a plantar e enquadradas nas necessidades específicas de cada zona. “O projeto de reflorestação tem como objetivo dar nova vida às serras portuguesas. A Serra da Estrela, devido à forte ligação que a marca Água Serra da Estrela tem com a sua origem, será sem dúvida a principal zona a contemplar neste projecto de reflorestação, mas também outras serras de Portugal que tenham ardido, minimizando os efeitos causados e acelerando os processos de recuperação das zonas incendiadas. Para além de enriquecer a biodiversidade e melhorar a qualidade do ar, este projeto irá contribuir para uma melhor qualidade de vida. Mais do que plantar, queremos também apoiar a regeneração natural destas zonas.”, explica Vanessa Baptista, Brand Manager da Água Serra da Estrela.

De acordo com Ana Teresa Fernandes, diretora de Sustentabilidade da IKEA Portugal, “67 mil árvores é um marco importante. Na IKEA, adoramos madeira e quase dois terços dos nossos produtos são feitos a partir desta matéria-prima. Um dos nossos objetivos principais é que todos os materiais de decoração vendidos nas nossas lojas sejam feitos a partir de materiais renováveis, recicláveis ou reciclados. Hoje em dia já 41% da madeira que utilizamos é proveniente de fontes sustentáveis, ou seja, é reciclada ou com certificação FSC (Forest Stewardship Council). Por isso, esta parceria em Portugal faz todo o sentido já que juntos continuamos a criar um impacto positivo nas florestas portuguesas.

A parceria entre a Água Serra da Estrela e a IKEA nasceu em 2011 e consiste na plantação de uma nova árvore por cada 30 garrafas de água da marca vendidas nas lojas IKEA. Em 2015, o número de árvores a plantar corresponde ao número de garrafas vendidas em 2013 e 2014.