NEC com sistema de análise de audiências para o grande consumo

13 MAIO 2013
A NEC Display Solutions Europe, através da Liscic, empresa representante oficial de tecnologias de informação das marcas Toshiba e NEC em Portugal, está a lançar oficialmente o FieldAnalyst, um sistema que deteta automaticamente rostos humanos a partir de imagens captadas por câmaras de vídeo para análise de sinalização digital e análise de tráfego.

O FieldAnalyst pode processar este tipo de imagens para estimar, em tempo real, o número de entradas e de saídas e grupos de género e faixas etárias. Isso permite aos utilizadores automaticamente realizar vários tipos de análise de marketing, que antes só eram possíveis por via manual, incluindo análise em tempo real de visitantes e eficácia da publicidade.

Existem duas versões diferentes do FieldAnalyst: Gate, uma versão especializada em obter apenas dados numéricos, e Signage, uma versão mais avançada para obter análises detalhadas.

O FieldAnalyst trabalha numa base biométrica e utiliza deteção em tempo real para providenciar dados analíticos detalhados, respeitando todos os direitos à privacidade. O resultado da análise pode ser utilizado imediatamente para alterar o conteúdo que está a ser veiculado na sinalização digital, de forma a corresponder à audiência, bem como para a produção de relatórios, estatísticas ou análises posteriores. A distância estimada e quanto tempo gasto a olhar para a sinalização digital também são medidos, fornecendo estatísticas importantes sobre a retenção da mensagem e interesse.

Pela crescente integração de sensores e soluções de “software” como o FieldAnalyst em sinalização digital e de aplicações interativas, a NEC vai introduzir o “leafengine” no final deste ano: software de “middleware” que irá apoiar a integração de uma série de soluções de sensores e software através de uma interface padronizada.

Este novo sistema FieldAnalyst ajuda os anunciantes e proprietários de redes de sinalização vertical a analisar a eficácia das campanhas e a melhorar a receita. Isto é feito fornecendo informações vitais, como que tipos de conteúdo servem melhor cada momento do dia, se os transeuntes estão realmente a olhar para a sinalização digital, quantas pessoas estão a entrar numa loja e em que grupos de género e de idade se integram.

Os dados dos relatórios FieldAnalyst podem ainda ser comparados e contrastados com informações de um sistema de ponto-de-venda para ajudar a avaliar os números de compra de clientes e não clientes, ajudando assim a desenvolver estratégias de marketing ajustadas a cada momento.