15% dos portugueses não sabe quanto ganha e gasta

31 MARÇO 2015
O estudo do Cetelem revela que 14% dos portugueses não sabe quanto ganha por mês e 15% desconhece o valor das suas despesas mensais fixas. Percentagens superiores às verificadas no ano passado (11% e 13%, respetivamente). Além disso, há mais consumidores a conhecerem com exatidão o rendimento mensal (46%) do que as despesas mensais fixas (35%).

O estudo revela ainda que para um quinto dos portugueses as despesas fixas pesam mais de 50% no seu orçamento mensal.

Questionados sobre os seus rendimentos e gastos mensais, há ainda uma grande parte de consumidores portugueses a afirmar conhecer os valores, mas não com exatidão. 40% dos inquiridos admite saber apenas aproximadamente quanto ganha e 50% diz não conhecer exatamente o valor das suas despesas fixas.

O mesmo estudo revela que quase metade dos portugueses (45%) gasta entre 25% a 50% do seu orçamento mensal no pagamento de despesas fixas e uma percentagem significativa (18%) despende entre 50% e 75%. Comparando com 2014, verifica-se que a percentagem de indivíduos que gasta mais de 75% diminuiu consideravelmente, tendo passado dos 15% para os 3%. Já o grupo de consumidores que gasta menos de 25% do seu orçamento em despesas alargou-se ligeiramente, tendo passado dos 10% para os 12%.

Com este estudo, tentámos perceber qual o nível de conhecimento que os portugueses têm sobre o seu orçamento e de que forma fazem a gestão deste. No nosso entender, a boa gestão orçamental é uma das maiores responsabilidades diárias de cada família, mas esta só é possível conhecendo-se com exatidão o valor mensal dos rendimentos e das despesas”, explica Diogo Lopes Pereira, diretor de marketing do Cetelem.