Arc International cede a marca Pyrex

14 MAIO 2014
A Arc International cedeu a marca Pyrex. A cessão da filial Arc International Cookware é vista como um mal necessário, para gerar um fluxo de capitais que irá ajudar a Arc a fazer face às suas dificuldades financeiras.

De acordo com a consultora Euromonitor, separar-se de uma marca com a notoriedade da Pyrex é no entanto uma jogada arriscada e que terá consequências na posição da Arc International no mercado dos artigos de cozinha.

Pressionado pelos seus credores, o grupo francês decidiu vender a sua filial para se libertar de uma parte da sua dívida, estimada em 500 milhões de euros. A transação foi concluída no final de janeiro e a Arc International Cookware foi comprada por um fundo de investimento norte-americano, a Aurora Resurgence, especializado nos investimentos “middle market”, isto é, cujo volume de negócios se situe nos 50 milhões a mil milhões de dólares.

A Pyrex tem uma forte presença no mercado de artigos de cozinha. 80% das suas vendas a nível mundial são feitas pela filial Arc International Cookware, tendo atingido 300 milhões de euros em 2013. Em França, o seu mercado histórico, a Arc International era o segundo maior “player” do mercado, a seguir ao líder Grupo SEB, precisamente graças às vendas da Pyrex.

O presidente da entidade agora designada de International Cookware já afirmou que irá desenvolver a gama de artigos de cozinha e prosseguir com uma estratégia de internacionalização.