Análise da GfK revela que o consumidor é infiel

7 ABRIL 2015
O consumidor, para além de valorizar muito o preço e ser cada vez mais adepto das promoções, está cada vez mais infiel às marcas. Se não estão satisfeitos, 80% opta por outras soluções no momento da compra, e 60% tem em consideração a opinião dos amigos e familiares. As conclusões são da GfK que indica ainda que os portugueses estão cada vez mais conectados através de smartphones e tablets, o que poderá impulsionar a tendência “Smart Home Living” em Portugal.

Os consumidores estão cada vez menos dispostos a acomodarem-se e cada vez mais interessados em equipamentos que lhes facilite o dia-a-dia, mas para que o controlo remoto dos eletrodomésticos vingue no mercado nacional, há ainda muito trabalho a fazer no que diz respeito a uma maior penetração da internet nos lares dos portugueses e à posse de smartphones e tablets. Para que a conetividade atinja índices cada vez mais elevados, um dos fatores determinantes a ter em conta é o preço, já que é um dos critérios decisivos para 71% dos portugueses no ato da compra.

No que à despesa com a tecnologia diz respeito, o cenário para 2015 é de estabilidade, principalmente pela manutenção do poder de compra em 2014. Segundo a GfK, na Europa, os smartphones são os principais impulsionadores no mercado digital, com uma previsão de crescimento de mais 8%, em 2015, impulsionado pela descida contínua dos preços. Aparelhos estes, cada vez mais utilizados nas lojas, sendo que 40% dos consumidores os utiliza para comparar preços e contactar amigos e familiares a pedir aconselhamento.

Mobilidade e conectividade são palavra de ordem naquela que é considerada a 3ª revolução tecnológica, a seguir aos computadores pessoais e à internet. Os convertíveis são uma nova tendência no mercado que pauta por ter as capacidades de um computador juntamente com uma nova dimensão de portabilidade. Este mercado conta com uma crescente evolução das vendas dos equipamentos de acesso à internet, com previsão de crescimento na ordem dos 7%, em 2015.