Sogrape Vinhos revela Herdade do Peso Reserva Tinto 2012

10 ABRIL 2015
A Sogrape Vinhos apresentou o Herdade do Peso Reserva Tinto 2012 um vinho nascido da primeira vindima dirigida por Luís Cabral de Almeida na adega alentejana, depois de uma experiência acumulada pelo enólogo em dez vindimas realizadas nas vinhas argentinas de Mendonza.

Já que o Reserva da Herdade do Peso apenas pode surgir em anos de grande qualidade, o enólogo viu com natural alegria o momento em que confirmou estarem reunidas as condições para termos um Reserva de 2012.

A vindima foi feita uma a duas semanas mais tarde do que é habitual e teve em conta, predominantemente, o sabor da fruta e a maturação fenólica. Depois de um processo de vinificação minimalista, com pouca intervenção, os vinhos repousaram durante um ano em barricas de carvalho francês e do Cáucaso – a maioria delas de 2º uso, para preservar a identidade dos vinhos.

O lote terminou com 70% Alicante Bouschet, 15% Syrah e 15% Touriga Nacional. “Este Herdade do Peso Reserva Tinto 2012 atingirá a plenitude 4 a 6 anos após a colheita, podendo contudo evoluir durante vários anos. Deverá ser servido a uma temperatura entre 16° e 18°, sendo a escolha ideal para acompanhar pratos de carne ricos e condimentados, caça e queijos fortes”, refere o comunicado.

O Herdade do Peso Reserva Tinto 2012 tem um PVP recomendado de 14,99 euros.