Nova colheita Mouchão 2009 lançada no mercado

11 JUNHO 2014
A Herdade do Mouchão apresenta a nova colheita do seu vinho Mouchão, um verdadeiro emblema da herdade e da região alentejana, pela sua complexidade, caráter e longevidade. 

Responsável pela introdução do Alicante Bouschet em Portugal, todos os vinhos produzidos na Herdade do Mouchão têm como base esta casta de referência no Alentejo, mas é no vinho Mouchão que esta tem o seu expoente máximo, sendo dominante no lote complementado com a casta Trincadeira.

O Alicante Bouschet evidencia-se logo na cor granada intensa, que antevê um vinho de forte personalidade. O aroma é marcado pela fruta de compotas de amoras negras, notas de azeitona madura, menta e especiarias. Na boca o Mouchão 2009 mantém-se fiel ao perfil dos seus precedentes. Um vinho com uma estrutura marcante, fresco e elegante, onde se evidenciam os taninos sólidos e exuberantes, que garantem um equilibrado e longo envelhecimento em garrafa, um potencial de guarda único.

A vinificação cumpre à risca a tradição das vindimas na Herdade do Mouchão. As uvas são colhidas e selecionadas manualmente e, sem desengace, são fermentadas em lagares com pisa a pé. Após a fermentação, o vinho é colocado em tonéis de 5.000 litros de carvalho português, macacaúba e mogno, onde decorre a fermentação maloláctica. O vinho estagia entre 24 a 36 meses nestes tonéis, após o qual se procede ao seu engarrafamento. O estágio em garrafa tem a duração de mais 24 meses e este representa o último passo antes do vinho ser lançado para o mercado.

Mouchão 2009 é um vinho de culto, que desperta a curiosidade de ser provado a cada nova colheita, mas também a vontade de ser guardado como uma verdadeira relíquia na garrafeira, à espera do melhor momento para ser desfrutado.