Grupo Delhaize vai fechar 14 supermercados na Bélgica

11 JUNHO 2014
O Grupo Delhaize anunciou o encerramento ou cessão da exploração própria de 14 supermercados que considera menos rentáveis, no mercado belga.


Os planos do grupo retalhista implicam 2.500 postos de trabalho no prazo de três anos, ou seja 16% dos seus recursos humanos.


A Delhaize garante estar em desvantagem face aos seus principais concorrentes, devido a custos estruturais relacionados com as lojas sob a sua gestão, que são, atualmente, entre 15% a 30% superiores. O difícil contexto económico e concorrencial está a pressionar os resultados do grupo na Bélgica e a prejudicar a sua saúde financeira.


Neste sentido, o retalhista projeta acelerar o desenvolvimento de uma nova estratégia comercial, que contempla, para o período de 2015 a 2017, o investimento de 450 milhões de euros na sua rede de supermercados sob gestão própria, nomeadamente nas áreas de formação dos recursos humanos, sortido, preços e no comércio eletrónico. Os 14 supermercados visados serão encerrados ou passarão para outro modelo gestão.