Marcas rematam para a visibilidade

12 JUNHO 2014

Ao apito inicial do árbitro do jogo inaugural do Mundial de Futebol 2014, já as marcas vão no segundo tempo do campeonato da visibilidade. Ativações de marcas, eventos, campanhas, de tudo se valem para fazer “buzz” e aproveitar a exposição mediática proporcionada pelo maior evento desportivo do mundo.

Conheça aqui algumas das campanhas:


Embora não seja patrocinador oficial, a Pepsi está a posicionar-se fortemente no mercado do futebol com a campanha Beats of the Beautiful Game. Ação onde se inclui o lançamento de um álbum que combina o trabalho de artistas de renome, como Kelly Rowland, Janelle Monáe, Timbaland, Rita Ora, Spike Lee e Jessy Terrero, entre outros.


A Sony, patrocinadora oficial do evento, está a usar o Mundial de Futebol para potenciar a sua gama de smartphones Xperia, com o lançamento do One Stadium Live. Um “hub” social que reúne as conversas e conteúdos do Twitter, Facebook e Google+ antes e durante o evento. A Sony está também a apostar na tecnologia 4K graças um acordo com a FIFA para criar um filme oficial da prova em Ultra HD. Além disso, a final será também transmitida em 4K.


Com uma ligação à FIFA que data desde 1974, e patrocinadora deste evento desde 1978, a Coca-Cola faz este ano a sua maior campanha de marketing de sempre. Com arranque em abril, com o filme “One World, One Game”, a campanha pretende envolver o maior número possível de consumidores. A Coca-Cola também criou a canção oficial “The World is Ours”, além de vário conteúdo de marketing que inclui uma série semanal no YouTube para interagir com os consumidores e construir o maior mosaico de sempre através do envio de “selfies”: o The Happiness Flag.



A cerveja patrocinadora oficial do Mundial, a Budweiser, mostra na sua última vaga de comunicação a forma como, de quatro em quatro anos, o mundo senta-se literalmente à frente do televisor para viver a alegria proporcionada pelo desporto-rei. “Believe As One” dá mote à campanha.


A Johnson & Johnson, patrocinadora oficial na área dos cuidados de saúde, criou um vídeo online chamado “Once Upon a Care”, que promove a cidadania responsável em torno do futebol.


A Hyundai, que já assegurou o seu patrocínio até 2022, está a beneficiar da visibilidade online dos seus anúncios “Because Futbol”.


A McDonald's, que é patrocinadora oficial da FIFA, conseguiu um êxito mundial com os anúncios que mostram artistas de freestyle a interagirem com bolas de futebol nas ruas do Rio de Janeiro.


A adidas aposta nos social media com uma campanha protagonizada por Lionel Messi. A marca espera que as redes sociais lhe permitem comunicar uma mensagem que os spots de 30 ou 60 segundos na televisão não são capazes e que este será o evento mais social da história.