Linde desenvolve novo sistema de controlo de frotas de empilhadores

17 JUNHO 2014
A Linde Material Handling Ibérica criou o Optim@, um sistema de gestão intralogística que disponibiliza funções até agora inexistentes no mercado e que já se encontra disponível em Portugal.

Há cerca de 10 anos, a Linde foi pioneira na gestão de frotas com o sistema Linde Forklift Data Management (LFM), no qual assentam as bases dos atuais sistemas de gestão de frotas, com funcionalidades como o controlo de acesso, a deteção de impactos e a análise de tempos de utilizações. O novo sistema Optim@ eleva-o a um nível superior, ao incorporar Checklist de segurança que permite aos operadores rever o estado dos empilhadores no início de cada turno, respondendo facilmente às suas perguntas através de um cómodo ecrã tátil de quatro polegadas, garantindo a máxima segurança dos equipamentos; registo e notificação das avarias e parâmetros técnicos do empilhador; localização dos empilhadores, pessoas ou qualquer objeto que se pretenda monitorizar, mesmo no interior, e software intuitivo, com acesso fácil à informação relevante para o gestor da frota.

Perante qualquer evento que se produza no sistema, sejam acessos indevidos, danos registados, respostas críticas no Checklist, avarias ou entradas em zonas proibidas, o Optim@ alerta os supervisores de imediato e inclusivamente alerta também o serviço técnico da Linde, para que este tome as medidas oportunas.

Graças à conectividade sem fios do Optim@, os parâmetros principais do veículo (temperatura, níveis, etc…) são registados e reportados em tempo real ao serviço de assistência técnica da Linde (SAT). O Optim@ é ainda capaz de localizar em ambientes interiores a posição dos empilhadores, pessoas e objetos que se pretenda monitorizar.

Toda a informação recolhida e transmitida pelo Optim@ estará disponível em tempo real para que os clientes da Linde possam aceder a partir do seu computador ou qualquer dispositivo móvel (iOS, Android, Windows, IPhone) de uma forma fácil e sensível.