Marcas próprias superam as de fabricante na Europa

18 JUNHO 2014

O valor das vendas das marcas de distribuição nos cinco maiores mercados europeus – Reino Unido, Alemanha, França, Itália e Espanha – ultrapassou o das marcas de fabricante, em 2013, de acordo com os dados que a Nielsen apresentou recentemente na PLMA, em Amesterdão.


As vendas de MDD cresceram 3% em 2013, o que compara com a subida de 1% das marcas de fabricante. Este acréscimo das vendas reflete-se nos lineares das lojas, onde se verificou um aumento de 4% nos produtos de marcas próprias.


A quota de MDD situou-se nos 36% das vendas em valor naqueles cinco países. Esta participação cresceu em todos os mercados, exceto França.


A Nielsen notou um crescimento em 18 dos 20 países estudados para o Anuário da Marca de Distribuidor da PLMA de 2013. As MDD representaram a maioria dos produtos vendidos na Suíça (53%) e em Espanha (51%). Além disso, a sua quota superou os 40% em quatro mercados: Reino Unido (45%), Alemanha (42%), Bélgica (41%) e Portugal (44%).


A consultora verificou ainda que muitas das novidades em MDD estão concentradas em seis segmentos de produto, nomeadamente ecológico/ético; saudável; local, regional, étnico ou exótico; crianças; take-away e premium.