Linde Material Handling lança solução de gestão de frotas

24 ABRIL 2015
A Linde Material Handling acaba de lançar uma nova solução de gestão de frotas, o connect: que fornece aos gestores de frota dados transparentes relativos aos operadores e veículos, a sua utilização e o local de utilização.

Segundo a empresa, a análise destes dados fornece uma maior segurança de tráfego interno, maior disponibilidade do equipamento através de um serviço aperfeiçoado e um menor número de danos, bem como uma maior eficiência na utilização dos veículos - a operação da frota torna-se mais económica em todos os aspetos.

"Funções que podem ser combinadas de forma flexível, software intuitivo que é totalmente adaptável, dependendo do número de utilizadores e tamanho da frota, além de potentes servidores e módulos simples para infraestrutura local, bem como ferramentas de análise de dados e atraentes modalidades de preços, com o connect: podemos configurar soluções que estão perfeitamente sintonizadas com as necessidades individuais do cliente e de forma otimizada obter os melhores resultados de qualquer frota", diz Maik Manthey, responsável pela unidade de solução de negócios Linde Connected na sua qualidade de vice-presidente para Novos Negócios & Produtos. "Durante a fase de ensaios, recebemos um feedback muito positivo e construtivo dos nossos parceiros piloto e isto traduziu-se diretamente em correspondentes otimizações de produto. Por isso, estamos a lançar uma solução que amadureceu".

Os utilizadores de soluções Linde existentes, podem converter os seus sistemas na nova solução. Todos os componentes do veículo, tais como unidades de acesso e de transferência de dados, bem como sensores podem ser encomendados como kits de adaptação para veículos de terceiros ou já existentes, desta forma, o connect: pode também ser usado para frotas mistas. Comparados com os potenciais de poupança, os custos de instalação e funcionamento da solução connect: são geríveis, a infraestrutura de Bluetooth standard da Linde para uso local é de fácil instalação e não é necessária se os dados tiverem de ser transmitidos para os servidores Linde via GPRS e processados no connect:portal. Os novos veículos são entregues com estes componentes à saída da fábrica e os veículos existentes e os de outros fabricantes podem ser facilmente adaptados pelo serviço técnico. As atualizações de firmware e funções adicionais são transmitidas para o veículo sem fios e instaladas automaticamente.

Os dados registam horas de operação, deteção de colisão e transmissão de código de erro - módulos que ajudam principalmente a otimizar o serviço e a manutenção e a evitar danos nos veículos. O módulo de análise de uso capta dados de elevação, descida e tempo de condução, bem como os parâmetros de velocidade e de desempenho e faz parte do grupo de funções de análise. Todos esses números fornecem informações sobre a utilização da frota. Um sensor deteta se o veículo é utilizado num espaço fechado ou no exterior. Além disso, é possível definir as restrições de acesso a determinados veículos. Ainda este ano, serão introduzidos os módulos de localização do veículo e de controlo de zona, o que permite o controlo de funções do veículo de uma forma ainda mais precisa no que diz respeito ao local de uso e ao operador, com o objetivo de minimizar os acidentes e danos no veículo ou nos edifícios.

A aplicação local connect: desk apresenta toda a informação disponível e discriminada pela empresa cliente, atribui veículos aos operadores e, portanto, facilita o agendamento de veículos. Aqui os operadores são criados, os direitos de acesso aos veículos ou os grupos de veículos atribuídos, os limites de velocidade configurados e os documentos do operador e do veículo armazenados digitalmente. Um painel personalizável mostra os dados mais importantes para o utilizador num instante e mensagens automatizadas lembram-no sobre futuras manutenções ou formações do operador. Além disso, podem ser criadas avaliações e os relatórios detalhados e interativos, exportados e encaminhados ad hoc ou em intervalos definidos para permitir análises de otimização da frota e a utilização do veículo. Ao clicar, por exemplo, em pontos de dados em gráficos, o software exibe informações adicionais sobre o veículo, operador, ou evento.

Em alternativa, os dados, tais como horas de operação ou colisões podem ser transferidos a partir dos veículos diretamente para a cloud Linde através da rede de comunicações móvel. Os clientes que não desejam instalar uma infraestrutura local nas suas instalações podem aceder a estes dados em qualquer momento usando qualquer PC, tablet ou smartphone com conexão à internet. Aqui, mais uma vez, estão disponíveis muitas funções de análise e relatórios, e os dados podem também ser exportados para outros sistemas de TI.

A conectividade oferece inúmeras oportunidades para simplificar processos e automatizar procedimentos - mesmo para o tráfego in-house. Estamos a trabalhar na interligação dos nossos veículos de uma forma ainda mais estreita com os sistemas de TI e os utilizadores, que lhes permitam comunicar com as instalações. Desta forma, estamos a ampliar cada vez mais o âmbito das funções connect:”, explica Maik Manthey. “Para este ano está na nossa agenda a aplicação connect:Preshift, que permite verificações dos veículos via smartphones no início de um turno, e Wi-Fi como um segundo padrão de transmissão de dados.