Alambre 20 Anos eleito Melhor Vinho Fortificado na ExpoVinis Brasil

28 ABRIL 2015
A ExpoVinis Brasil 2015 acaba de distinguir o Moscatel de Setúbal da José Maria da Fonseca, Alambre 20 Anos, como melhor vinho fortificado do evento, figurando também do Top 10 deste certame.

O Alambre 20 Anos recebeu 93,5 pontos dos 100 possíveis, tendo-lhe sido ainda atribuído o “Prémio José Ivan dos Santos”, para o vinho com a melhor pontuação em todas as categorias.

Segundo o comunicado, “Moscatel de Setúbal é um vinho generoso com Denominação de Origem Controlada (D.O.C), reconhecida desde 1907. O Alambre 20 Anos é elaborado a partir da casta Moscatel, que é um tipo de uva que prima pelo seu carácter frutado, melado com aroma a fruta tropical, diferenciando os vinhos moscatéis de qualquer outro tipo de vinho. Este vinho é um lote de 19 colheitas em que a colheita mais nova tem pelo menos 20 anos e a mais antiga perto de 80 anos, resultando num vinho complexo, aromático, elegante com um longo final de prova. Da produção anual de Moscatel de Setúbal, uma parte é destinada ao envelhecimento mais prolongado em cascos de madeira usada, que podem ser visitados na Adega dos Teares Velhos, na Casa Museu, em Vila Nogueira de Azeitão.

O júri formado por profissionais do sector, como sommeliers, jornalistas e bloggers, é presidido por Jorge Lucki, único membro brasileiro da tradicional Académie Internationale du Vin.

A ExpoVinis Brasil leva ao Brasil alguns dos principais produtores vitivinícolas do mundo e reúne os players da área para conhecer as novidades e discutir o sector.