Jovens designers da UBI criam garrafa de vodka vencedora

18 JUNHO 2014
A Universidade da Beira Interior, com alunos do curso de Design Industrial, foi a vencedora do concurso lançado pela BA Vidro no âmbito da 3ª edição dos Glassberries Design Awards.

Luís Gomes e Cristiano Narciso receberam o Golden Glassberry – o primeiro prémio dos Glassberries Design Awards. A UBI esteve ainda em destaque com a atribuição de uma Menção Honrosa - 1º Lugar - do Júri de Clientes de Vodka ao aluno de mestrado em Design Multimédia, Daniel Bacelar.

Pedro Sousa, do Instituto Politécnico da Guarda, conquistou o Silver Glassberry (2º prémio) e Julia Procka, da Academy of Fine Arts de Varsóvia arrecadou o Bronze Glassberry – o terceiro prémio da competição.

Foram entregues no total nove menções honrosas, correspondentes às escolhas da BA Vidro, dos clientes de vodka convidados e dos jurados convidados especialistas em design e inovação. A Universidade Lusíada de Lisboa, o Instituto Politécnico da Guarda, a Universidade da Beira Interior e a Academy of Fine Arts de Varsóvia foram as distinguidas.

Os prémios foram entregues numa cerimónia pública que decorreu no passado dia 5 de junho, na Biblioteca de Serralves. Com este galardão, os alunos ganharam, entre outros prémios, um estágio remunerado na BA Vidro e um iPad air.

O júri que avaliou as propostas para a criação da melhor garrafa de vodka foi composto por Mark Tluszcz, co-fundador e CEO da Mangrove, por responsáveis da BA Vidro, por clientes convidados como Slawomir Mikos, diretor de Compras e Desenvolvimento da CEDC, e Leszek Wojtan, presidente do Conselho de Administração da Polmos Bielsko-Biala, e por especialistas em design como Tiago Barquinha, CEO da agência Mojobrands.

A concurso estiveram, este ano, 125 candidaturas de sete instituições de ensino superior de Portugal, Espanha e Polónia. Para esta edição dos Glassberries Design Awards, a BA convidou, além da Universidade da Beira Interior, a Universidade Lusíada de Lisboa, o Instituto Politécnico da Guarda, a ESART - Escola Superior de Artes Aplicadas de Castelo Branco, a Escola Superior de Artes e Design de Caldas da Rainha, a EINA - Centre Universitari de Disseny i Art (Espanha) e a Academia de Belas Artes de Varsóvia (Polónia).