Sainsbury’s em parceria com a Netto para entrar no canal discount

23 JUNHO 2014

A Sainsbury’s estabeleceu uma parceria com a Netto para entrar no canal discount no Reino Unido. As duas empresas preveem abrir 15 lojas com este formato antes de 2016.


Cada uma aportará a esta joint-venture cerca de 15,6 milhões de euros. A primeira abertura, que também marca o regresso da Netto ao Reino Unido, mercado onde operou 14 anos e que abandonou em 2010, com a venda das 193 lojas à Asda, irá acontecer no final deste ano no norte de Inglaterra.


As novas lojas Netto irão oferecer um sortido limitado de marcas de fabricante. A maioria das referências serão de marca própria e geridas pela Netto Danks Supermarked. A cadeia será gerida por Morten Moöberg Nielsen, antigo diretor geral da Netto International na Alemanha.


Esta parceria materializa-se após dois trimestres consecutivos de quedas das vendas homólogas da Sainsbury’s, face à concorrência de operadores de discount como a Aldi e o Lidl, que estão a ganhar quota de mercado. Este canal de discount vende, atualmente, cerca de 12.500 milhões de euros no mercado britânico, prevendo-se a duplicação deste valor no período de cinco anos.