90% dos portugueses planeiam passar férias no seu próprio país

24 JUNHO 2014
Cerca de 90% dos portugueses planeiam passar um período de férias num destino nacional. Esta é a principal conclusão de um estudo sobre tendências de viagens realizado a nível europeu pela MasterCard em conjunto com a Euromonitor International, a partir das respostas de 2,2 milhões de inquiridos.

Portugal não é um caso isolado, uma vez que os dados globais mostram que há uma tendência clara para o turismo interno em toda a Europa. De facto, espera-se que este ano a maioria dos europeus passe um período de férias no seu próprio país, com o estudo a registar um crescimento de 114% face ao ano de 2013. A França lidera a lista de países com estimativas mais elevadas de turismo interno, seguida da Espanha, Alemanha e Reino Unido.

Quanto ao turismo internacional, Portugal encontra-se no top 10 dos destinos preferidos dos turistas do Reino Unido (+2%), Espanha (+1,4%) e França (+3%), que saem dos seus países para passar férias. O estudo revela também que Portugal é um destino em crescimento para os turistas austríacos, com uma subida de 7,9% face a 2013.

A nível global, a Espanha é o destino preferido dos inquiridos europeus para férias no estrangeiro (9,2%), seguida da França (7,2%) e Itália (7,1%). Portugal foi escolhido como destino de eleição por 1,1% dos inquiridos.

Coincidentemente, os portugueses que planeiam viajar para o estrangeiro também preferem destinos relativamente próximos. A Espanha é o destino de eleição, embora tenha registado uma quebra de 2,3% face ao ano anterior, seguida da França (3,8%) e Reino Unido (9,5%).