Checkpoint Systems com a C&A para reduzir as ruturas de stock

14 MAIO 2013

A Checkpoint Systems ampliou o seu projeto de identificação por rádio frequência (RFID) com a C&A de cinco a 25 lojas.

O objetivo do projeto é o de assegurar que a mercadoria está disponível nos lineares das lojas C&A na cor, tamanho e número correto, para que os consumidores consigam sempre encontrar o item que querem quando estejam prontos para o adquirir.

A C&A selecionou a Checkpoint pelo seu projeto RFID para analisar processos e procedimentos de entregas em loja, reposição e inventários. A C&A já implementou a etiquetagem em origem com a Checkpoint com a RF EAS há já alguns anos, como pedra basilar para o potencial desenvolvimento para RFID. “A C&A escolheu a solução de software da Checkpoint para melhorar a reposição de inventário e assegurar a disponibilidade nas prateleiras dos produtos, tais como jeans femininos ou lingerie. O objetivo é o de melhorar o movimento de mercadoria desde a rede de fornecimento até à loja e do armazém ao piso de vendas dentro da loja”, comenta Joachim Wilkens, Supply Chain Developmente do C&A Group. “Verificámos já uma clara redução na rutura de stock e um aumento da disponibilidade de itens nas prateleiras das lojas para a compra pelos clientes onde a solução RFID da Checkpoint já foi instalada”.

O software Checkpoint’s OAT Foundation Suite disponibiliza dados de visibilidade de inventário precisos em tempo real na área de receção, no armazém e no piso de vendas. No dia-a-dia, isto significa que os empregados das lojas C&A são capazes de fazer uma contagem com o leitor RFID manual da Motorola, equipado com o software Merchandise Visibillity da Checkpoint, permitindo manter um inventário exato constantemente. Como resultado, a C&A sabe exatamente que mercadoria está em loja, em que parte da loja e se é necessário reabastecer-se. A característica de report integrado do software inclui dados de vendas, stock e reposição para que o retalhista de vestuário possa ter visibilidade em tempo real da sua mercadoria e vendas.

A solução de antenas RF/RFID de porta de saída da Checkpoint para a C&A aporta benefícios de prevenção de perda e visibilidade de inventário. As antenas foram desenhadas especialmente com uma estética que se adequa perfeitamente ao ambiente do retalho de vestuário. Seja discretamente introduzidas nos tetos ou instaladas em cada um dos lados das portas da C&A, a solução amplia a integridade da prevenção de perda, visto que as antenas apenas tocarão o alarme se um artigo que não tenha sido pago passar pelas portas da loja.

No ponto de venda em lojas equipadas com a solução de leitura RFID, os empregados podem colocar diferentes artigos no contador em simultâneo, onde podem automaticamente ler e processar durante a transação. Isto reduz o risco de um empregado se esquecer de passar um artigo. As etiquetas RF/RFID pode facilmente ser desativadas pela solução de desativação da Checkpoint, permitindo aos clientes saírem da loja sem dispararem os alarmes.