Adega de Vidigueira lança vinhos de homenagem ao Cante Alentejano

30 ABRIL 2015
A Adega Cooperativa de Vidigueira Cuba e Alvito lança dois novos vinhos “Homenagem ao Cante”. Os novos vinhos, nas versões branco e tinto, são de edição especial e limitada e foram criados propositadamente por esta adega na sequência da UNESCO ter considerado recentemente o Cante Alentejano património imaterial da humanidade.

Estas edições especiais contaram com a participação do cantor António Zambujo, que cresceu a ouvir o cante alentejano e se dispôs a redigir os contra rótulos. Aí está bem patente a importância desta tradição no quotidiano alentejano, dizendo António Zambujo que “se noutras alturas o Cante era refúgio da vida dura do campo, hoje serve de ponto de partida para a fraternização.

Quanto às caraterísticas dos vinhos Homenagem ao Cante, o enólogo Luís Leão adianta que “o Homenagem ao Cante – Tinto tem origem nas castas Trincadeira e Alicante Bouchet, aroma intenso a frutos vermelhos bem maduros, com notas de baunilha. Na boca é extremamente complexo com a fruta e a madeira onde estagiou em perfeita harmonia. O seu final é longo e muito persistente.” Por sua vez o Homenagem ao Cante – Branco “vai buscar as suas origens às castas Antão Vaz e Arinto. Destaca-se um aroma de grande intensidade a fruta tropical com notas de mineralidade. Na boca é fresco e frutado, com um final longo e prolongado.