Ciclo de Conferências José Rousseau teve a sua primeira sessão

30 ABRIL 2015
Realizou-se dia 29 de abril a primeira sessão do Ciclo de Conferências José Rousseau, que foi apresentada por José Rousseau e Orlando Faísca, no Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG).

A primeira sessão, sob o tema "Comprar Bem Para Vender Melhor", abordou o tema que todo o tempo é uma oportunidade para negociação.

Na conferência, foram descritos processos e os vendedores que recorrem a esses processos, que pretendem influenciar o outro a adotar um determinado comportamento. Da mesma forma, ficou entendido que comprar é um processo onde se observa o esforço do vendedor a conseguir, ou não, atingir os seus objetivos.

Contudo, nas palavras dos dois oradores, nem sempre quem compra ou quem vende o sabe fazer da melhor forma e são muitas as ineficiências observadas e os erros cometidos até pelos profissionais mais experientes. Pois, “o saber comprar bem e o saber vender melhor é uma arte que não está ao alcance de todos, mas que se pode adquirir e praticar”, como declara o site do Ciclo de Conferências José Rousseau.

Nesta conferência, José Rousseau teve como convidado Filipe Fonseca, diretor comercial da distribuidora de bebidas FGP, que falou sobre a sua experiência no comércio e distribuição bebidas e respondeu a questões práticas dos alunos e convidados presentes.

José Rousseau foi diretor geral da APED durante quase 30 anos e já completou 20 anos como professor de Marketing em institutos como IADE, IPAM e ISEG. Exerce também a atividade de orador e consultor em distribuição.

Orlando Faísca, consultor e docente universitário, já ocupou cargos de direção em diversas empresas multinacionais e participou como assessor/consultor em empresas no mercado português.