FM Logistics realiza teste piloto em parceria com a Toyota

4 MAIO 2015
A FM Logistics está, desde março, a operar, em Neuville aux Bois, com uma frota mista de porta-paletes elétricos em conjunto com uma nova frota de 10 máquinas alimentadas por células de combustível de hidrogénio.

Este teste piloto para célula de combustível de hidrogénio é o resultado direto de uma colaboração envolvendo como parceiros a Air Liquide, Hypulsion, Toyota Material Handling, Crown, Diagma e FM Logistics. É apoiado pela European Union Fuel Cell Hydrogen Joint Undertaking (FCHJU), que incentiva a utilização de hidrogénio e células de combustível como solução para transportes numa sociedade com baixas emissões de carbono.

Segundo o comunicado, “as instalações da FM Logistic são típicas em empresas de logística de grandes dimensões que operam com vários turnos, o que significa que procuram melhorar a produtividade na logística sustentável. As células de combustível são uma solução para melhorar a produtividade, quando comparadas com operações com bateria, onde se perde tempo a mudar as baterias no final de cada turno”. Para recarregar as células de combustível são precisos apenas alguns minutos – assim como o reabastecimento de um carro – com combustível suficiente para operar durante nove a 10 horas. 

Este projeto piloto na FM Logistic está em marcha com vista a converter toda a frota em 84 empilhadores alimentados a célula de combustível de hidrogénio, assim que o conceito esteja aprovado. Esta mudança tornará as instalações no primeiro local de logística na Europa a converter na globalidade toda a frota de empilhadores a serem movidos através das células de hidrogénio.