Qlik anuncia plataforma para visualização e analítica de dados

4 MAIO 2015
A Qlik apresenta uma plataforma de analítica para apoiar o desenvolvimento e criação de aplicações de analítica orientada e personalizada, incluindo "mash-ups web".

A Qlik Analytics Platform foi concebida especificamente para que os developers criem apps baseadas em dados que possam diferenciar as suas organizações e que beneficiem do desempenho reconhecido à Qlik. A Qlik Analytics Platform pode ser utilizada para aumentar o alcance de estratégias de business intelligence (BI) para parceiros e clientes através da sua extranet e dos seus sites de Internet, criando assim as condições necessárias para uma maior colaboração e interação através de dados”, diz em comunicado.

A Qlik Analytics Platform garante acesso total ao QIX Associative Data Indexing Engine de próxima geração, que permite que os utilizadores explorem as relações entre múltiplas fontes de dados que poderiam estar escondidas em modelos de dados hierárquicos e baseados em "queries". O motor QIX aproveita um armazenamento "in-memory" baseado em colunas, o que faculta uma compressão e indexação de dados de alta performance. Desta forma, o utilizador tem à sua disposição uma exploração livre de dados sem qualquer predeterminação das perguntas. O resultado é não só um tempo mais reduzido na criação de aplicações, mas também um mais curto tempo de resposta.

A Qlik Analytics Platform é constituída pelo QIX Associative Data Indexing Engine, uma moderna biblioteca de visualizações preparadas para equipamentos móveis (cortesia do Qlik Sense), APIs abertas e documentadas, incluindo "mashup" e APIs de extensões, acesso de Direct API ao motor QIX; APIs de "backend" de nível de gestão e um "toolkit" de aplicações para criar um modelo de dados, para construir expressões e para aproveitar o motor de gráficos da Qlik.

Os preços da Qlik Analytics Platform estarão disponíveis em junho.