Empresas europeias com presença na Amazon faturam 2.800 milhões de euros

Empresas europeias com presença na Amazon faturam 2.800 milhões de euros

5 MAIO 2015
As empresas europeias com presença na Amazon faturaram 2.800 milhões de euros em 2014.

A gigante do “e-commerce” está a adicionar cada vez mais retalhistas ao seu “marketplace” e a ver os consumidores europeus a aderirem às compras online transfronteiriças, não obstante estas estarem muito lentamente a ganhar expressão a nível europeu. De acordo com dados do Ecommerce Europe, apenas 15%, ou 34,7 milhões, dos 231 milhões de compradores online europeus adquirem produtos fora das suas fronteiras nacionais.

A Amazon não revelou os valores do ano anterior nem quanto as vendas no “marketplace” representam no total do seu negócio europeu. A empresa sublinha, contudo, que abordou a Europa como um único mercado, desde que aqui iniciou operações, há mais de 15 anos, o que permite às empresas venderem em qualquer um dos seus sites europeus, a clientes de qualquer local do Velho Continente.

A retalhista online diz que o “marketplace” europeu está a crescer porque oferece a terceiros serviços como o Fullfillmente by Amazon, o que significa que apenas têm de enviar o inventário a um dos centros de logística europeus e a Amazon encarrega-se do restante processo. “Operamos em cinco idiomas distintos com mais de 100 milhões de produtos e enviamos pedidos a clientes de toda a União Europeia a partir dos 28 centros logísticos, tanto em nome da Amazon como dos nossos vendedores”, explica François Saugier, diretor de seller services da Amazon na Europa.