4 portugueses no TOP 100 do Electrolux Design Lab 2015

8 MAIO 2015
Já foram revelados os 100 melhores projetos do concurso Electrolux Design Lab 2015. Entre os participantes de 33 diferentes nacionalidades, estão quatro portugueses.

Diogo Pimenta e João Luís Brito, da ESAD e João Carlos Sousa e Jorge Henriques Bola do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave são os quatro portugueses que estão a competir pelos principais prémios: 10.000 euros e um estágio de seis meses no Centro Global de Design Electrolux para o primeiro lugar, 6.000 euros como segundo prémio e 4.000 euros para o terceiro lugar.

Este ano, os concorrentes responderam ao desafio “Crianças saudáveis e felizes” com ideias inovadoras para produtos, acessórios, consumíveis e serviços em três áreas: Cozinha, Tratamento da roupa e Purificação do ar.

O projeto de Diogo Pimenta - “Leaf” - está integrado na categoria da purificação do ar. Foi inspirado pela natureza e por uma simples folha de árvore, mas não esqueceu a PlayStation já que este gadget faz parte da vida das crianças. O objetivo é transformar a purificação num jogo didático dedicado a crianças dos 7 aos 12 anos porque esta é a idade mais importante a nível cognitivo. O jogo pretende ajudar a descobrir aquilo que é prejudicial na nossa vida. O “Leaf” é constituído por três níveis de “amigo do ambiente”. Além disso, é possível partilhar as informações com outros utilizadores.

João Luís Brito criou o projeto “Symbiosis”. Também da categoria da purificação do ar, este aparelho contém um purificador e um pacote com uma semente. Quando a semente é plantada, aparece uma projeção que revela uma visão rápida de um espaço para brincar, que surge a partir de uma árvore. A ideia fulcral é que tudo começa a partir de uma árvore e que o oxigénio é essencial para tudo.

João Carlos Sousa criou o “Eyemotion”: um purificador indoor com um sensor capaz de detetar emoções através da temperatura do corpo. Se detetar emoções negativas, o Eyemotion ajusta-se automaticamente e muda a fragância do ar transmitindo sentimentos positivos à criança. O objetivo é ajudar os pais a conhecerem melhor os filhos “em tempo real” e servir como um alerta de maus momentos.

Já Jorge Henriques Bola criou o “WePLASTIC”, um projeto que pretende ensinar às crianças a importância de separar e reciclar, com a possibilidade de ver logo os resultados das suas ações. O objetivo é que os pais ensinem desde cedo aos seus filhos a importância da proteção do ambiente.

Todos os projetos estão publicados em www.electroluxdesignlab.com. O público tem uma palavra a dizer nesta competição, já que pode votar no seu projeto favorito até dia 29 de maio.

Os 5 projetos mais votados ficarão imediatamente apurados para a fase seguinte. O júri do concurso escolherá depois mais 30 projetos, e o TOP 35 será anunciado a 8 de junho.