Mais de 100 produtores portugueses na Vinexpo 2015

8 MAIO 2015
A Feira de Bordéus, que decorre entre 14 e 18 de junho, reconhecida plataforma de negócios para o sector dos vinhos português, recebe cada vez mais produtores de vinhos e de bebidas espirituosas de origem portuguesa.

Individualmente ou integrados em stands coletivos, como os da ViniPortugal, do Instituto do Vinho do Porto, ou dos Vinhos Verdes, os produtores nacionais esperam, com a sua presença, conseguir divulgar e comercializar em novos mercados internacionais.

Ao longo dos cinco dias, os visitantes poderão também participar, de forma gratuita, num conjunto de atividades promovidas nos diversos stands, nacionais e internacionais. Por exemplo, no espaço do Instituto do Vinho do Porto, na segunda-feira, dia 15 de junho, na degustação “Chocolate e Porto: um duo de chocolates”. Já na terça-feira, dia 16, a harmonização de vinhos do Porto, Douro e queijos será o prato do dia, com as sugestões menos prováveis. A conjugação de bolos e pastelaria com os vinhos do Porto e Douro é a surpresa reservada para o dia 17.

No espaço Wines of Portugal (ViniPortugal), no primeiro dia de feira cabe a Sofia Salvador, responsável de comunicação da ViniPortugal, apresentar as caraterísticas que diferenciam os vinhos brancos portugueses e a sua variedade de castas. Nos dias 15 e 16 será a vez de Robert Joseph, consultor na área dos vinhos e autor do blog The Wine Thinker, dar a conhecer a sua seleção pessoal de vinhos brancos de origem portuguesa.

Nos mesmos dias, o palco será também de António Graça, da Sogrape Vinhos, que falará sobre a sustentabilidade na produção dos néctares nacionais e a manutenção da biodiversidade na vinha. Para finalizar em beleza, na quarta-feira, dia 17, Doug Frost, consultor de vinhos e escritor, terá a seu cargo uma palestra sobre os Tesouros Autótones de Portugal – uvas brancas e uvas tintas.

A nível global, o destaque vai para uma experiência única, que terá lugar a 18 de junho, o último dia da feira, pelas mãos de Paolo Basso, detentor do título de Melhor Sommelier do Mundo em 2013. O desafio proposto – Vinexpo Challenge - passa por degustar, em prova cega, como fazem os melhores sommeliers do mundo. Esta é a oportunidade de testar e/ou reciclar os seus conhecimentos e de descobrir uma fantástica seleção de vinhos, lado a lado com os campeões do mundo. O melhor “degustador” deste desafio ganhará a possibilidade de continuar esta degustação em casa. O Vinexpo Challenge decorrerá entre as 10h30 e as 12h00 no Fórum do Hall3, sendo necessária inscrição para participar.

As noites também serão de festa, e de networking, no espaço “The Blend”, no Hangar 14, nas margens de La Garonne. Degustar, debater, relaxar e dançar são algumas das atividades propostas para os serões que terão início pelas 22h00 e que se prolongarão até às 02h00 da madrugada.

Em cada noite, o bar de vinhos daquele espaço proporá uma seleção diferente de cinquenta vinhos, para degustar num ambiente lounge e ao som do jazz. A participação nestes serões tem um custo diário de 35 euros, sendo de 95 euros o passe para todas as noites.