Concurso de Vinhos do Algarve realiza-se em maio

8 MAIO 2015
Vai realizar-se no dia 25 de maio o “VIII – Concurso de Vinhos do Algarve – 2015”, no Convento de S. José, em Lagoa, organizado pela CVR do Algarve, em parceria com a Câmara Municipal de Lagoa e a Associação dos Escanções de Portugal. O concurso tem por objetivo a atribuição de distinções aos melhores vinhos engarrafados do Algarve. O evento conta ainda com o apoio da Revista Escanção como Media Partner, a empresa de Comunicação Best Partners e o fotógrafo Ricardo Bernardo.

O Concurso de Vinhos do Algarve é aberto a vinhos brancos, rosados e tintos produzidos na Região Vitivinícola do Algarve, com direito a Denominação de Origem Protegida Lagos, Lagoa, Portimão e Tavira e Indicação Geográfica Algarve. Está prevista a participação de cerca de 80 referências, avaliadas por um painel de provadores/escanções.

Os produtores podem submeter a concurso mais que um vinho de cada categoria. Após o concurso serão atribuídas as seguintes distinções: Medalhas de Ouro, Prata e Bronze e ainda a Grande Medalha de Ouro – O Melhor Vinho do Algarve.

Os vinhos admitidos a concurso são avaliados em prova cega a ser efetuada pelo conjunto de provadores constituídos em painéis. Cada painel de jurados é constituído por um número mínimo de cinco provadores e um presidente.

Paralelamente ao concurso, e pela primeira vez, a CVR Algarve vai ainda organizar uma press tour pelos produtores algarvios, de forma a que os jornalistas possam conhecer a realidade actual do vinho algarvio.

Este é um evento importante, na medida em que queremos dar a conhecer aos consumidores a qualidade que os vinhos têm vindo a alcançar ao longo dos últimos anos”, afirma Carlos Gracias, Presidente da CVR Algarve. “Temos a certeza que os resultados vão surpreender porque acreditamos na qualidade dos nossos vinhos”, remata.