Sonae SR aposta na aplicação da melhoria contínua sustentada

26 JUNHO 2014
A Sonae Specialized Retail (Sonae SR) lançou iniciativas de melhoria em todas as suas marcas: Worten, Sport Zone, Zippy e MO.

O projeto nasceu no seguimento do programa “Improving our Work (IoW)”, que prevê o desenvolvimento e reforço da cultura de melhoria contínua em todos os seus colaboradores e em todos os sectores da empresa, desde áreas de operações de loja e logística até às estruturas centrais de cada negócio. Este plano, que está a ser concretizado com o apoio do Kaizen Institute Portugal, já possibilitou a redução de vendas perdidas na Worten Portugal, o aumento do peso das vendas de artigo in-season na Zippy e MO e a revisão dos processos comerciais na Worten Espanha, que permite maior competitividade na marcação de preço dos produtos finais.

Uma das primeiras iniciativas foi a realização de uma auscultação inicial a cerca de 30 lojas das diferentes insígnias para avaliar o grau de maturidade nas componentes do Kaizen Diário, nomeadamente organização de equipas e dos espaços de trabalho físicos e virtuais, identificação das melhores práticas e normalização e resolução estruturada de problemas complexos. De seguida, e dada a importância de ligar a melhoria contínua aos objetivos de crescimento do negócio, foi aplicada a metodologia Kaizen Strategy Planning da qual resultou um plano de implementação de ações de melhoria contínua para cada uma das marcas e mercados (Portugal e Espanha).

O suporte aos diferentes projetos é assegurado por uma equipa central, apoiada por pivôs IoW em cada uma das marcas, cujo papel passa pela criação de uma dinâmica de gestão profissional do Kaizen Projeto. Está igualmente criado um modelo de report desde o gestor de projeto até à comissão executiva da Sonae SR. A adoção generalizada desta cultura de melhoria contínua permite que as marcas da Sonae SR melhorem os processos de trabalho, aumentando significativamente a proposta de valor para o cliente. Também os colaboradores, que diariamente se dedicam ao desenvolvimento deste projeto, têm a possibilidade de melhorar a sua performance.