Contratações e investimentos em TI estão a aumentar

15 MAIO 2015
A CIONET, a maior comunidade de executivos de TI, com mais de 5.000 CIOs, divulgou as principais preocupações dos CIOs no estudo “Key European IT Management Trends for 2015 - Results of an international study: Issues, Investments, Concerns, and Practices of Organizations and their IT Executives”. Temas como o alinhamento entre negócio e TI, agilidade do negócio e IT time to market são matérias-chave, assim como tecnologias a nível de análise/Business Intelligence, Data Center, infraestruturas, desenvolvimento aplicacional e de software.

O estudo revela que as organizações de todo o mundo continuam a investir em TI para melhorar as operações e reduzir custos, estando as tecnologias SMAC (Social, Mobile, Google Analytics, e Cloud) a transformar a indústria. Os orçamentos de TI, a contratação, e os salários estão a aumentar modestamente, e os executivos de TI estão cautelosamente otimistas de que esta tendência se manterá no próximo ano.

De um modo geral, a gestão das TIs é cada vez mais estratégica e focada no negócio: as organizações estão a tornar-se cada vez mais digitalizadas e a alterar o seu foco de problemas táticos de TI para questões relacionadas com a estratégica e prioridades organizacionais do negócio, como a agilidade do negócio, a inovação, IT time-to-market e o valor das TI para o negócio.

De acordo com o estudo em questão, as preocupações de gestão variam de forma díspar nos vários países europeus. A principal preocupação a nível europeu tem que ver com o alinhamento das TI com o negócio, seguido da agilidade do mesmo, do IT time-to-market, da redução do custo do negócio, do maior controlo e redução dos custos de TI e do aumento de produtividade do negócio.

As tecnologias mais preocupantes para os líderes de TI seniores europeus são a segurança e cibersegurança, a gestão de ativos e os smart gadgets. Em relação ao ano passado, a segurança subiu da segunda posição para a primeira, tendo sido selecionada por 31,2% dos entrevistados.