Crasto Superior Branco premiado Sommeliers Wine Awards 2015

21 MAIO 2015
O novo vinho da Quinta do Crasto, na sua primeira colheita, conquistou já o prémio máximo nos Sommeliers Wine Awards 2015 – Medalha de Ouro e “Escolha dos Críticos”.

O Crasto Superior Branco 2013 é o mais recente vinho da Quinta do Crasto, o segundo branco na linhagem, com a particularidade de ser produzido na Quinta da Cabreira, no Douro Superior.

No Sommelier Wine Awards, única competição britânica para vinhos do segmento on-trade, o Crasto Superior foi um dos 13 vinhos eleitos como “Escolha dos Críticos”, onde apenas consta mais um português (Justino’s Madeira, Terrantez Vintage 1978) entre 2.500 vinhos avaliados.

Este sucesso deve-se, em parte, ao processo inovador de produção. O vinho estagiou durante seis meses em barricas de carvalho francês e acácia, assentes num sistema rotativo que permite o levantamento das borras finas, o chamado “bâttonage”, sem incorporação direta de oxigénio”, refere em comunicado.

Produzido com base nas castas Viosinho e Verdelho, apresenta uma cor citrina brilhante e uma excelente intensidade aromática. Na boca começa harmonioso, evoluindo para um vinho equilibrado, com uma acidez vibrante, que assegura uma excelente persistência final”.

Na mesma competição, o Quinta do Crasto Reserva Vinhas Velhas 2012 conquistou Medalha de Ouro pela “sinfonia aveludada de ameixas, cerejas e especiarias”. O Crasto Superior Tinto 2012 foi Medalha de Prata, sendo considerado pela sommelier Laura Rhys como um vinho “brilhante, com uma ótima complexidade e notas de especiarias.” Por fim, o Quinta do Crasto LBV 2010 foi distinguido com Medalha de Bronze, pelo seu “estilo elegante, floral, com um final fresco e especiado”.