Unicer com lucros de 28 milhões em 2012

16 MAIO 2013

A Unicer fechou o exercício de 2012 com um lucro de 28 milhões de euros, mais 14% face ao ano anterior. Este crescimento a dois dígitos reflete a maior aposta nos mercados externos. As vendas no exterior atingiram um novo recorde, alcançando os 167 milhões de euros, ultrapassando os 222 milhões de litros de bebidas vendidos fora de portas.

Este é um desempenho muito positivo, obtido numa das piores conjunturas de sempre em Portugal e no exercício em que a empresa iniciou o processo de consolidação industrial da sua operação nas cervejas em Leça do Balio, num investimento que ultrapassa os 100 milhões de euros.

Na atividade da Unicer referente ao ano transato é ainda de assinalar o crescimento de 3% nas vendas líquidas para os 498 milhões de euros. O volume de vendas da empresa fixou-se nos 653 milhões de litros, representando um crescimento de 1% face ao ano transato. De destacar que a empresa gerou um “free cash flow” de 36 milhões de euros e reduziu a dívida em 15 milhões de euros, para os 175 milhões de euros.

A Unicer procura contrariar a conjuntura económica que se mantém difícil em 2013, com uma performance positiva nos primeiros quatro meses do ano. O volume de vendas ultrapassou os 176 milhões de litros, mais 2% se comparado com o período homólogo. Mesmo perante um contexto económico fortemente penalizado pela crise, a empresa prossegue com o seu plano de investimentos e ambição de crescimento dentro e fora de portas.