Mondelēz International apresenta plano de ação sustentável para óleo de palma

30 JUNHO 2014
A Mondelēz International apresentou o seu plano sustentável para o óleo de palma, que prioriza fornecedores que sigam os mesmos princípios de sustentabilidade da empresa e requer que estes alcancem a rastreabilidade até ao final de 2015. Adicionalmente, os fornecedores devem implementar políticas de procura sustentável e planos de implementação até à mesma data.

O plano de ação, revelado durante a Roundtable for Sustainable Palm Oil’s (RSPO), na conferência europeia em Londres, foi desenvolvido em consultoria pelo World Wildlife Fund (WWF) e pelo United Nations Development Programme (UNDP).

O plano reforça o compromisso de longo-prazo da Mondelēz International que apenas compra óleo de palma produzido de forma legal, que não origina desflorestação ou perda de habitat natural, que respeita os direitos humanos, incluindo os direitos de terra, e não utilize trabalho forçado ou exploração infantil. A Mondelēz International planeia eliminar fornecedores que não cumpram os requisitos acima referidos. “O óleo de palma sustentável é importante para o crescimento a longo-prazo do nosso negócio e deve ser universal e acessível a todos,” afirma Dave Brown, vice-presidente de Global Commodities and Strategic Sourcing. “Desta forma, em vez de procurar um fornecedor de uma plantação certificada, a nossa prioridade tem sido impulsionar a mudança em todo o sector do óleo de palma. Estamos a introduzir mudanças para tornar o óleo de palma sustentável uma realidade, incorporando esta política nas nossas negociações comerciais com fornecedores”.

O plano de ação para óleo de palma sustentável da Mondelēz International inclui vários anos de negociações com vários stakeholders, incluindo WWF, UNDP e governos nacionais, bem como desafiando os seus fornecedores. Em 2013, a empresa conduziu um estudo para determinar a capacidade dos fornecedores de rastrear o óleo de palma para fontes conhecidas. Também nesse ano, a empresa conquistou cobertura RSPO para 100% do óleo de palma adquirido, dois anos antes do compromisso.

O plano de óleo de palma integra o programa Call For Well-being da empresa para sensibilizar os colaboradores, fornecedores e parceiros para colaborar, em conjunto, com o objetivo de desenvolver abordagens inovadoras que podem ter um impacto positivo no planeta e na sua população. O apelo à ação foca-se em quatro áreas críticas para o bem-estar em todo o mundo e onde a empresa pode ter um grande impacto: sustentabilidade, snacking consciente, comunidade e segurança.

O plano de óleo de palma complementa o compromisso da Mondelēz International em procurar produtos agrícolas chave de forma sustentável. Em 10 anos, 600 milhões de dólares foram investidos em programas de assinatura como Cocoa Life e Coffee Made Happy que estão a ajudar os agricultores a criar comunidades prósperas. Adicionalmente, o Harmony, o bem-sucedido programa europeu de procura de trigo da empresa, está a promover a biodiversidade e boas práticas ambientais.