APLOG promove seminário sobre a logística no sector da Saúde

9 JULHO 2014
O Seminário de Logística no Sector da Saúde, subordinado ao tema “Boas Práticas e Perspetivas de Futuro”, vai ter lugar no auditório do Hospital de Santa Maria, no dia 10 de julho.

O seminário é organizado pela Associação Portuguesa de Logística (APLOG) numa parceria com o Centro Hospitalar Lisboa Norte. O secretário de Estado da Saúde, Manuel Ferreira Teixeira, estará presente na sessão de abertura.

O peso da logística no sector da saúde é elevado e por custos de logística destacam-se os transportes, armazenagem, distribuição aos serviços, stocks, devoluções, entre outros serviços. “As boas práticas da logística no sector da saúde são vitais para o bom funcionamento de unidades hospitalares e centros médicos. Todo o processo, desde a entrada de um paciente num hospital, ao diagnóstico, tratamento e saída do paciente, envolve processos logísticos que têm de se reger pelos mais altos padrões de qualidade e eficiência”, diz a APLOG em comunicado. “O abastecimento e distribuição associados aos hospitais e cuidados primários são críticos”, explica o presidente da APLOG, Alcibíades Paulo Guedes.

No seminário, conhece-se a real importância da eficiência dos processos logísticos para o bom funcionamento de unidades de saúde, nas suas várias valências e processos, desde o transporte e armazenamento de materiais, ao transporte de órgãos ou medicamentos. O doente está no centro da rede de logística na área da saúde, sendo vital a eficiência e a eficácia em todas as fases e processos logísticos.

O seminário tem como oradores o presidente da APLOG, Alcibíades Paulo Guedes, o presidente do INFARMED, Eurico Alves, o presidente da APIFARMA, João Pedro Almeida Lopes, e o presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar Lisboa Norte, Carlos Martins, entre outros.