Samsung espera uma queda de 24% no lucro operacional

10 JULHO 2014
A Samsung espera obter no segundo trimestre um lucro operacional de 5.234 milhões de euros (7,2 mil milhões de wons), o que representa uma queda de 24% face ao mesmo período do exercício anterior e a terceira descida anual consecutiva nos resultados trimestrais.

A fabricante sul-coreana adianta, em comunicado, que esta descida do resultado operativo explica-se pelo reforço do won, assim como pelas menores vendas de tablets e smartphones e pelos maiores custos na redução do inventário. “As vendas de tablets baixaram mais que o inicialmente esperado devido à debilidade da procura e, ao contrário dos smartphones, à ausência de subsidiação pelas operadoras, o que provoca uma baixa taxa de substituição”, nota a Samsung. A multinacional tecnológica aponta, ainda, que a procura de smartphones com ecrãs de cinco a seis polegadas canibalizou as vendas de tablets de sete a oito polegadas.

Neste sentido, a Samsung espera faturar no segundo trimestre cerca de 37.807 milhões de euros (52 mil milhões de wons). Para o período seguinte, a fabricante sul-coreana confia que a valorização adicional do won no mercado das divisas seja limitada e que os custos com a redução do inventário baixem para níveis marginais, mostrando-se, ao mesmo tempo, “cautelosamente otimista” face à melhoria das vendas com o lançamento dos seus novos smartphones.

Com a cortesia da Revismarket.