Whirlpool compra 51% de fabricante chinesa de eletrodomésticos

16 JULHO 2014
Na mesma semana em que foi anunciada a compra de uma posição maioritária na Indesit Company, a Whirlpool assegurou a aquisição de 51% da Hefei Rongshida Sanyo Electric Co.,fabricante chinesa de eletrodomésticos, por 552 milhões de dólares.

Com esta transação, a Whirlpool ganha uma série de marcas dirigidas ao mercado chinês, onde muitas das empresas ocidentais têm-se deparados com dificuldades para crescer. Este negócio representa um passo significativo na expansão da Whirlpool na Ásia, o seu mercado menos desenvolvido, representando 4,7% das suas vendas globais.

Criada em 1994 fruto de uma joint-venture entre o Hefei Rongshida Group Co. e a Sanyo Electric Co., agora uma unidade da Panasonic, a Hefei Sanyo tem três unidades de produção. É a terceira maior fabricante de eletrodomésticos da China, bem atrás da líder Haier e da vice-líder Midea, tendo reportado vendas de 636 milhões de dólares e um lucro líquido de 48 milhões de dólares, no ano passado. Produz, principalmente, frigoríficos, máquinas de lavar a loiça e microondas, com marcas que cobrem vários posicionamentos de preço, incluindo as “low cost” Rongshida e Royal Star, passando pela Sanyo na gama média, até à marca premium Diqua.

A Whirlpool considera que a bem estabelecida rede de distribuição nacional da Hefei Sanyo é um dos seus principais ativos. Jeff Fettig, chairman e CEO da Whirlpool, adianta que a fabricante chinesa irá permitir à multinacional norte-americana complementar e reforçar a sua posição neste mercado emergente, já que a estratégia comercial tem-se focado, sobretudo, no segmento “high-end”.

A transação está sujeita à aprovação das autoridades chinesas competentes em matéria de concorrência, devendo estar concluída no final de 2014. Para a Whirlpool obter esta posição maioritária, para além de comprar a participação de 29,5% da Sanyo Electric, serão emitidos títulos adicionais que a empresa norte-americana irá adquirir até perfazer 51%.

Com a cortesia da Revismarket.