Consumidores preferem dispositivos multifunções a uma única função

23 MAIO 2013

De acordo com o relatório divulgado recentemente pela consultora Accenture, intitulado “2013 Global Consumer Electronics Products and Services Usage Report”, este ano os consumidores estão menos dispostos a adquirir equipamentos eletrónicos com uma única função. Já as intenções de compra de produtos multifunções aumentam exponencialmente.

Este estudo analisou a utilização e os hábitos de consumo de 16 tipos de equipamentos de eletrónica de consumo, 11 dos quais de função única e cinco multifunções. As intenções de adquirir aparelhos com uma só função caíram ou mantiveram-se inalteradas quando comparadas com o ano anterior. Por exemplo, a percentagem de inquiridos que planeiam comprar leitores de DVD/Blu-ray caiu ligeiramente, de 11% para 10%, enquanto as intenções de compra de máquinas fotográficas, câmaras de vídeo digitais e consolas de jogos permaneceram iguais.

Em contraste, a percentagem de participantes que pretendem comprar aparelhos multifunções em 2013 aumentou significativamente, de 16%, há um ano atrás, para 36% no caso dos computadores portáteis e de secretária, de 27% para 41% no dos smartphones, de 20% para 33% nas televisões HD e de 16% para 23% nos tablets. “O mercado da eletrónica de consumo é agora, predominantemente, uma corrida entre quatro equipamentos multifunções – PC’s, smartphones, tablets e televisões HD”, explica Mattias Lewren, Managing Director da Accenture na área de Eletrónica e Tecnologia. “Este nível de crescimento obriga os fabricantes de eletrónica a uma constante atualização dos seus produtos. Devem focar-se sobretudo no desenvolvimento de equipamentos inovadores com múltiplas aplicações, que permitam tanto a navegação, como o consumo de media ou a comunicação através de diversas plataformas. Os consumidores querem tirar o máximo proveito das capacidades que a tecnologia lhes oferece, seja em que formato ou suporte for, de forma a terem uma experiência que sirva os seus diferentes estilos de vida”.

Com a cortesia da Revismarket.