Unicer quer ser ainda mais eficiente em 2016

23 JULHO 2014
A Unicer destaca como principais desafios manter a liderança em Portugal, ganhar maior expressão nos mais de 50 países onde opera e chegar a novos destinos. Estas metas estão inscritas no Relatório de Gestão “Enraizar”, uma edição especial que regista o balanço da Estratégia de Sustentabilidade em 2011-2013 e apresenta o novo ciclo para o triénio 2014-2016.

A Estratégia de Sustentabilidade da Unicer é suportada pela consistência positiva dos resultados económicos da empresa, permitindo a libertação de recursos para fins ambientais e sociais que, a longo prazo, trazem novos ganhos económicos. Nos últimos três anos, a empresa conseguiu reduzir a dívida em 45 milhões de euros para os 165 milhões de euros e concretizar o investimento na ordem dos 100 milhões de euros na modernização e no aumento da capacidade da fábrica em Leça do Balio.

No eixo ambiental da sustentabilidade, foram dados passos importantes para a empresa ser ainda mais eco eficiente. “Com uma conduta cada vez mais responsável, o compromisso é reduzir, gradualmente, a pegada ecológica dos processos de negócio e promover a utilização racional de água, energia e combustíveis, o que tem resultado em poupanças significativas para a empresa e para o meio ambiente”, diz a Unicer.

Em apenas três anos, a Unicer conseguiu reduzir o consumo específico de energia em 24%, o equivalente ao consumo anual de mais de 12.300 habitantes. As poupanças verificam-se também ao nível da utilização de água com uma redução de 16%, equivalente ao consumo anual de 6.478 habitantes, nas emissões de CO2, menos 40% de emissão específica, e nos combustíveis usados na atividade logística em 21%. Com o objetivo de ser ainda mais competitiva nesta área, a empresa definiu novas metas que prevê alcançar até 2016 – redução de 10% no consumo de água e menos 5% no uso de energia.

O investimento em Leça do Balio permitiu a esta unidade da Unicer, sede da empresa, alcançar indicadores muito positivos de consumo de água e energia: com reduções de 23% no consumo de energia elétrica, de 34% na energia térmica e de 12% no consumo de água.