Toyota aumenta segurança automóvel com software da Siemens PLM

24 JULHO 2014
A Toyota Motor Corporation acaba de adotar o software Teamcenter da Siemens, um sistema PLM (Product Lifecycle Management), para expandir o seu sistema de gestão de segurança de veículos. Com a adesão ao Teamcenter, mais de 80% dos fabricantes e fornecedores da indústria a nível mundial passam a incluir na produção dos seus automóveis este conjunto de soluções de software.

Em 2011, a International Safety Organization (ISO) publicou a norma ISO 26262 que define a segurança funcional para equipamentos aplicada ao longo do ciclo de vida de todos os sistemas elétricos e eletrónicos no automóvel. Para assegurar o cumprimento da norma ISO 26262, a Toyota decidiu implementar um novo sistema de gestão da informação sobre segurança baseado no sistema PLM (Product Lifecycle Management) da Siemens que normalizará os processos através dos vários departamentos e divisões da empresa.

Após a avaliação de vários sistemas de software PLM, a Toyota escolheu o Teamcenter da Siemens não só devido à adoção generalizada do Teamcenter pela globalidade da indústria de construção automóvel como também pela política aberta da multinacional alemã em relação à tecnologia PLM como fatores importantes para esta decisão.

O sucesso da implementação do Teamcenter na Toyota permitiu aumentar a colaboração entre as múltiplas divisões da empresa e aumentar significativamente a gestão da rastreabilidade da informação. Fatores que, no seu conjunto, são fundamentais para o cumprimento das normas de segurança funcional estabelecidas no mercado a nível mundial”.