CHEP colabora com clientes na redução dos custos de transporte

24 MAIO 2013

A CHEP anunciou hoje que o seu programa de Transporte Colaborativo permitiu remover 2,9 milhões de quilómetros percorridos por camiões de transporte das estradas europeias em 2012, reduzindo as emissões de dióxido de carbono em 2.340 toneladas métricas, ao mesmo tempo que proporcionou poupanças em termos de custos para os clientes da CHEP.

De facto, estamos a começar a ver as vantagens da colaboração no transporte com os nossos clientes nos fluxos de recolhas de paletes, entregas e devoluções. Em 2012, colaborámos neste programa com 50 empresas na Europa, incluindo grandes contas como a empresa líder espanhola de lacticínios CAPSA, em Espanha, a empresa de águas San Pellegrino, em Itália, e o retalhista Carrefour, tanto em Itália como em França”, comenta Frédéric Fimbel, que lidera o programa de Transporte Colaborativo para a CHEP Europe.

Regra geral, um cliente da CHEP entrega produtos a um distribuidor em paletes da CHEP, devolvendo-as depois num camião vazio. Com o programa de Transporte Colaborativo, o camião, gerido por um prestador de serviços de logística externo , quando conclui uma determinada entrega, recolhe as paletes vazias de um parceiro da CHEP ou fornece paletes com inspeção de qualidade a partir das instalações da CHEP mais próximas para efeitos de entrega noutros locais. Este processo elimina os movimentos com camiões vazios e reduz os custos de transporte. “Cada iniciativa varia em termos de dimensão e escala, mas, em última instância, o objetivo de reduzir as distâncias de transporte e a quantidade de quilómetros com os camiões vazios na nossa rede é benéfico para a CHEP, para os nossos clientes e para o ambiente”, acrescenta Juan José Freijo, diretor da Sustentabilidade para o negócio global de paletes da CHEP.

A CHEP está a expandir os seus esforços no sentido de angariar mais clientes para o programa de Transporte Colaborativo, ao mesmo tempo que procura identificar outras oportunidades de iniciativas capazes de gerar poupanças em termos de custos da cadeia de abastecimento e vantagens de sustentabilidade. Através deste tipo de colaboração, a CHEP ajuda os clientes a reduzir os custos e a beneficiar o ambiente, graças às emissões inferiores de carbono.

O gestor de transportes do Carrefour de Itália, Gasparini Matteo, revela que, desde 2011, o Carrefour tem procurado oportunidades de colaboração no transporte com os principais fornecedores. “A utilização do mesmo veículo pode garantir a construção de uma rede de distribuição vantajosa, proporcionando uma resposta eficiente para a situação exigente do transporte, em que todos somos obrigados a operar. A CHEP provou ser um parceiro estratégico para nós”.