AB InBev com fortes ambições na China

1 AGOSTO 2014
Com fortes ambições para o mercado chinês, a Anheuser-Busch InBev (AB InBev) tem apostado numa onda de fusões e aquisições para fortalecer a sua presença.

No passado dia 4 de julho, o ministro do Comércio chinês anunciou a aprovação à aquisição, por parte da AB InBev, de três empresas da Big Boss Beer em Jiangsu, Yangcheng e Suzhou. Em abril, a AB InBev já tinha garantido o direito de compra da Ginsber Draft Beer Company Limited.

Estes negócios sucedem-se a um 2013 também profícuo em investimentos no mercado chinês. A cervejeira acordou investir cerca de 1,05 mil milhões de dólares na compra de cinco empresas locais, negócio que deverá ficar concluído no final deste ano.

A AB InBev, que é atualmente a terceira maior cervejeira na China, ambiciona assim ganhar mercado às líderes China Resources Snow Breweries e Tsingtao Brewery Co, que em 2013 reportaram uma produção de, respetivamente, 11,72 milhões de toneladas e 8,7 milhões de toneladas. Já a AB InBev produziu 6,55 milhões de toneladas.

Segundo a empresa de estudos de mercado Plato Logic, o consume de cerveja na China representou um quarto do consume global e deverá acelerar na próxima década. A Euromonitor antecipa que a China, que já é o maior mercado mundial de cerveja em volume, ultrapassará os Estados Unidos da América em valor em 2017.