Hong Kong é a localização mais atrativa para o retalho

29 MAIO 2013

Hong Kong é o mercado mais atrativo para o retalho, de acordo com a edição de 2013 do estudo “How Global is the Business of Retail?”, da consultora CBRE.

No ano passado, este mercado assinalou 51 novas entradas de retalhistas de todos os sectores, principalmente europeus, mas também norte-americanos, japoneses e coreanos. Na opinião de Peter Gold, responsável para área de retalho na CBRE, “Hong Kong oferece aos retalhistas uma oportunidade de capitalizarem a população e o afluxo de turistas na China. Hong Kong é muitas vezes usado como rampa de lançamento para as marcas que querem entrar na região, apesar de cada vez mais retalhistas abordarem diretamente as cidades chinesas”.

Em 2012, 81% das cidades analisadas por este trabalho assinalou, pelo menos, a entrada de um novo retalhista. Os “players” norte-americanos, que são os mais agressivos em termos de expansão da sua rede de lojas, tradicionalmente privilegiam os mercados asiáticos e da Europa Ocidental, mas estão agora de baterias apontadas para as regiões do Médio Oriente, onde 18% das entradas foi de retalhistas norte-americanos, da Europa Central e de Leste (17%) e da América Latina (10%). As empresas italianas, britânicas e francesas também estão muito ativas, focando-se sobretudo na sua região, embora a Ásia também seja um mercado chave.

O estudo constatou que os mercados maduros dominaram os planos de expansão dos retalhistas no ano passado, embora seis regiões emergentes figurem no top 20. Kiev está no segundo lugar, com 39 novas entradas e São Paulo (25), Iasi (19), Muscat (17) e Ho Chi Minh (15) são também destinos cada vez mais atraentes. Este é o segundo ano que Kiev figura no top 3.

Em termos de novas entradas, Berlim figura em terceiro lugar, acolhendo 28 retalhistas em 2012, mas a Alemanha tem outras cidades interessantes para os retalhistas, nomeadamente Frankfurt (20), Hamburgo (19) e Munique (19), também integrantes no top 20. Nos mercados mais maduros, destaque ainda para o Dubai (25), Paris (24), Londres (23) e Nova Iorque (20).

Com a cortesia da Revismarket.