Alfândega do Porto recebe Vinho Verde Wine Fest

3 SETEMBRO 2014
A 1.ª edição do Vinho Verde Wine Fest chega à Alfândega do Porto, entre 4 e 7 de setembro, e celebra a Região Demarcada com a chancela da Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes (CVRVV).

Os visitantes poderão participar em provas de acesso livre comentadas por enólogos e especialistas em vinhos, assim como assistir a sessões de showcooking interativas a cargo dos 15 chefs convidados: Alexandre Rosa, Álvaro Costa, Daniel Gomes, Elísio Bernardes, Flávio Silva, Hélder Martins, Inês Diniz, Manuel Almeida, Pedro Silva, Rogério Gago, Romy Carvalho, Rui Martins, Sílvio Martins, Vítor Sobral e Harish Joshi.

Para os enófilos ou curiosos sobre os Vinhos Verdes, o programa reserva a “Prova dos 5 sentidos”, “Espumantes à prova” e “Alvarinhos jovens e Alvarinhos velhos”, para além de Wine Master Classes e propostas de enoturismo "que convidam a conhecer mais e melhor os Vinhos Verdes e a Região em que são produzidos".

Para Manuel Pinheiro, Presidente da CVRVV, “o Vinho Verde Wine Fest é uma iniciativa pensada para criar proximidade entre os produtores da Região e o consumidor. Os Vinhos Verdes são leves e descontraídos e, como tal, quisemos projetar um programa à semelhança desse perfil com boas notas de prova, sabores diferenciados, música e o selo de qualidade, cuja perceção é maior no exterior. Queremos que os Vinhos Verdes sejam apreciados localmente e, por isso, trazemos um cardápio de opções que permite apreciar o que há muito já é valorizado noutros Países”, refere.

O primeiro festival de Vinho Verde da Região Demarcada apresenta 150 vinhos em prova, representados por três dezenas de produtores, que juntam brancos, rosés, tintos, espumantes e aguardentes num conjunto de provas que atesta a versatilidade dos vinhos produzidos numa das maiores e mais antigas Regiões Demarcadas de Portugal – que assinala o 106º aniversário a 18 de setembro.

O Vinho Verde Wine Fest insere-se no projeto Enoturismo MINHO IN II, cofinanciado pelo Programa ON.2, uma iniciativa que orienta esforços na promoção, divulgação e dinamização da Rota dos Vinhos Verdes.