Dachser promove logística com pegada ecológica na maior feira do sector

3 SETEMBRO 2014
O Grupo Dachser marca presença na spoga+gafa, a maior feira mundial de material de jardinagem e lazer, que acontece em Colónia, Alemanha, de 31 de agosto a 2 de setembro. No certame, a empresa irá promover o segmento de negócio Dachser DIY-Logistics, um serviço especializado de logística direcionada para produtos da área da bricolage, decoração e jardim.

No âmbito de uma rede de logística totalmente integrada, a Dachser recolhe as mercadorias nos produtores, armazena-as temporariamente sempre que necessário e distribui-as aos fornecedores e às lojas de retalho do sector da construção e da jardinagem. A empresa pode inclusive colocar os produtos nas prateleiras. A mercadoria flui continuamente do fornecedor para o ponto de venda e, ocasionalmente, no sentido inverso. Assim, os produtos encontram-se permanentemente disponíveis no mercado, sem qualquer rutura de stocks. A Dachser pode igualmente assegurar a entrega direta de mercadorias pesadas e de grande volume ao cliente final, dando assim apoio à criação de estruturas de distribuição multicanal para os clientes do sector. Destaque-se que o Grupo realiza transportes diários, e em horários predefinidos, até às 18.000 lojas de bricolage, decoração e jardim existentes por toda a Europa”, afirma a Dachser em comunicado.

No âmbito da sua política ecológica e sustentável, o grupo alemão destaca o facto desta área de negócio ter a capacidade de interligar sustentabilidade e crescimento global. Entre outros aspetos, a empresa congratula-se pelo facto de dispor de uma ferramenta informática capaz de calcular a pegada ecológica das suas expedições de mercadorias. Ralf Meistes, responsável pelo segmento DIY-Logistics da Dachser explica: “O programa é automatizado e faz os seus cálculos com base em dados reais de transporte, tais como capacidade de carga, tipo de veículo e distância efetivamente percorrida, estando este sistema em conformidade com a norma europeia EN16258 relativa aos requisitos de emissões de carbono”.

A Dachser tem vindo a implementar uma série de medidas para reduzir, tanto quanto possível, o impacto ambiental do transporte e armazenamento. Neste contexto, a empresa levará a cabo, nesta edição da spoga+gafa, uma campanha ecológica: plantará uma árvore por cada visitante que passar no seu stand e deixar a própria pegada colada com adesivo.