El Pozo vive crise de marca após programa de TV

O programa de televisão Salvados, emitido domingo à noite no canal espanhol La Sexta, denunciou as más condições de trabalho no sector da suinicultura, assim como situações de maus tratos a animais em várias explorações da região de Múrcia, uma das quais ligada à El Pozo.

Os responsáveis pela empresa de charcutaria não quiserem prestar declarações ao programa, mas, após os apelos de boicote que entretanto começaram a circular nas redes sociais, emitiram um comunicado, via Twitter, a garantir a segurança alimentar em toda a sua cadeia de produção.

 

Sector em alerta

Não só a empresa mas todo o sector estão a procurar defender-se após a emissão da reportagem Stranger Pigs. A El Pozo divulgou vídeos com técnicos que defendem os seus procedimentos e diversas associações, como a interprofissional Interporc ou a organização agrícola e de pecuária Asaja, estão a publicar comunicados na defesa do profissionalismo do sector da suinicultura espanhol.

A apresentação de factos pontuais, colocados fora do contexto e que não mostram a realidade do sector não pode e não deve ser utilizada para confundir os consumidores”, diz a Interporc. Já a Asaja assegura que os produtores espanhóis produzem “carne sã e segura”, sob “apertadas normas de qualidade” e considera “intoleráveis” as acusações, “fundamentadas em imagens gravadas de forma ilícita, numa única exploração não identificada”.

 

Reação do governo espanhol

Também o Governo espanhol já veio em defesa do sector da suinicultura. Isabel García Tejerina, ministra da Agricultura, Pesca e Alimentação e Meio Ambiente, sublinhou o profissionalismo do sector e que a reportagem Stranger Pigs não lhe faz justiça, ao apresentar uma exploração como um centro de segregação de animais doentes.

A El Pozo procurou deixar bem claro que está de “consciência tranquila quanto ao bem-estar animal e em matéria de segurança alimentar”, mas não se livra já do criticismo dos consumidores por não ter dado a cara na reportagem.

O tema já fez eco a nível internacional, com a britânica Morrisons, que tem na El Pozo um dos seus fornecedores, a sentir a necessidade de reiterar o seu compromisso com o bem-estar animal.

Chocolates

Chocolates aumentam 8% no Dia dos Namorados

Vendas da Carlsberg contraem em 2017